3 dicas para criar cursos de inglês personalizados usando a ferramenta Google Classroom

For English click here

Sabe aquele conceito de capricho que a gente traz da escola? Das letras bonitas, do trabalho bem feito, aquela sensação de carinho que a gente sentia que a pessoa teve ao fazer algo? Uma das melhores ferramentas gratuitas disponíveis para professores particulares oferecerem isso e criarem cursos de inglês personalizados, tanto online quando presenciais, é a Google Classroom. Nela você pode criar páginas personalizadas e compartilhar todo o seu material de aula, bem como links de sites e videos, de maneira organizada e visualmente agradável.

Seguem três dicas de como você pode utilizar a plataforma para fazer seu aluno se engajar nos estudos:

1. Dê um nome especial para a página do aluno/turma

Uma das coisas mais legais da GC é que você pode dar o nome que quiser às suas turmas. Assim, eu encorajo você, professor, a pensar com bastante carinho em algo marcante na personalidade/objetivo do seu aluno, de forma a motivá-lo. Veja alguns exemplos:

Google classrooms

Caso você ainda não conheça bem o aluno ou não consiga pensar em algo bem diferente, você pode usar o nome e sobrenome também. Em turmas, você pode colocar o objetivo central do curso.

O importante é cada aluno saber que aquele é um espaço especialmente criado por um professor que se preocupa com seus objetivos e perfil.

2. Adicione uma capa legal

Assim como nas redes sociais, existe a opção de colocar um plano de fundo na sala de aula. Pode parecer uma coisa boba, um detalhe pequeno que nem tem a ver com as aulas de inglês em si, mas eu notei que meus alunos passaram a ter um engajamento maior quando eu passei a oferecer um espaço de estudos com a cara deles. Com isso, vale a pena usar a mesma foto que eles têm no plano de fundo das redes sociais, ou algo que combine com seu aluno, seja profissionalmente ou na vida pessoal, para compor a capa. 

Assim:

Você pode escolher entre, ou adicionar uma foto da sua escolha. E o melhor de tudo? O google faz todo o resto; inclusive escolhe o melhor esquema de cores. Recentemente eu estava conversando com uma prospect que viu uma das minhas salas de aulas e imediatamente descobriu que meu aluno era um ex-colega dela porque a capa da sala era uma foto do escritório de advocacia dele. Achei isso muito legal; tive um sentimento bom de que eu consegui criar uma página que combinava com ele, mesmo sem ter uma foto dele. 

3. Dê títulos divertidos às aulas e selecione o melhor dos materiais disponíveis online para o seu aluno:

É comum alunos tentarem estudar fora da sala de aulas e acabarem utilizando materiais cheios de erros. Uma coisa legal do Google Classrooms é que você pode compartilhar conteúdos além do que você produziu, como sites e pdfs. Isso é muito bom para você guiar seu aluno, de forma que ele estude com materiais confiáveis disponíveis online, ou tenha contato com textos, vídeos e audios da vida real. Eu recomendo de verdade que você procure materiais autênticos, além de sites de apoio e fotos. Sempre que eu acho uma coisa interessante na web, eu corro e compartilho com o aluno que pode tirar proveito daquilo. 

Por exemplo:

Para criar suas salas de aulas você só precisa de um email do gmail, através do qual você acessa a plataforma neste link

Sucesso com seus cursos!

Best,

Lachesis