Três fatores fundamentais que influenciam no preço aulas de inglês online

Nem todo curso de inglês online é igual e isso pode influenciar (e muito!) no preço. Se você pretende começar um curso de inglês online, você precisa se inteirar dessas coisas para melhor avaliar as opções disponíveis:

Os recursos tecnológicos

O primeiro fator é o mais óbvio: os recursos de software e hardware utilizados na aula.

Assim como nas aulas presenciais, existe toda uma gama de recursos para criar aulas fantásticas online. Entretanto, nem todo professor tem familiaridade com a tecnologia, interesse e/ou experiência para escolher e comprar produtos interessantes. Com isso, certas aulas online têm recursos incríveis (confira alguns aqui)… outras se resumem a uma conversa de WhatsApp ou Skype.

Oferecer recursos diferentes e interativos tem um custo que acaba se refletindo no valor final das aulas.

As modalidades principais de cursos online

Há duas modalidades principais de cursos online: videoaulas e telepresenciais.

O modelo tradicional de aulas online é de videoaulas; o professor grava uma aula com um conteúdo e o aluno assiste e estuda sozinho. Esse é, por exemplo, o modelo de aulas do youtube. Esse modelo de curso tende a ser o mais barato. Inclusive, existem cursos de videoaulas 100% gratuitos.

Uma segunda modalidade que surgiu com o advento de aplicativos como Skype e Zoom é o modelo telepresencial. Um professor dessa modalidade interage com o aluno em tempo real de maneira semelhante às aulas presenciais. Com isso, o preço desse tipo de curso tende a ser mais elevado que o de videoaulas. Veja um exemplo:

Os diferentes níveis de exclusividade

Os níveis de exclusividade de uma aula online variam bastante. Seguem as duas principais diferenças:

  1. Material personalizado vs livro vs conversação sem material nenhum

    Em certas aulas online o aluno tem um material exclusivamente criado para ele. Já em outras, o professor segue um livro. Em um terceiro estilo, não há material nenhum. Comprar e preparar materiais toma tempo e isso, logicamente, influencia no preço e na qualidade final das aulas.

  2. Professor exclusivo vs um professor diferente a cada aula

    Se o aluno contrata um professor particular, essa pessoa prestará o serviço exclusivamente ao aluno. Em certos cursos, contudo, o aluno pode pagar um valor fixo e ter aulas nos horários em que quiser, com o professor que estiver disponível naquele horário. Em geral, cursos no segundo formato custam menos, porque ainda que o aluno tenha mais flexibilidade, o curso é menos padronizado e menos exclusivo.

Um conselho final:

Ao escolher um curso, normalmente focamos no quesito “preço”, o que é extremamente importante e certamente válido. Entretanto, existem outros fatores igualmente relevantes para considerar. Assim, não se esqueça de verificar outros aspectos do cursos.

Confira mais dicas: