A importância de agendar uma entrevista inicial com alunos em potencial

For English, click here

Não ofereço aulas gratuitas em nenhuma circunstância, mas organizo uma conversa gratuita de 30 minutos do Zoom para que possamos nos conhecer e ver se nossa energia combina. Sempre me certifico de que eles entendam que isso não é uma aula. E sim, eu informo os alunos sobre os meus preços antes disso, porque se o orçamento deles for US$5/h, essa conversa vai um desperdício de tempo para ambas as partes. Uma coisa que tento descobrir durante a needs analysis session que agendo com os alunos em potencial é como eles se sentem ao aprender um idioma.

Acredito que os alunos são na maioria das vezes tímidos e, às vezes, excessivamente confiantes. Acabei de ter minha terceira aula com uma nova aluna ótima. Com base nas informações que ela me forneceu, decidi não fazer nenhuma correção de qualquer tipo em nossas três primeiras sessões. Temos conversado sobre todos os tipos de coisas nas quais ela está interessada. Eu quero que ela veja que ela pode fazer um monte de coisas. Ela confessou que aprender inglês foi sempre muito difícil para ela, que se sente tímida, tem muito medo de cometer erros / ser julgada e odeia sua própria pronúncia. Listar tudo o que ela está fazendo de errado não melhoraria isso.

Muitas vezes, tendemos a corrigir cada erro que os alunos cometem pensando que estamos agindo no melhor interesse deles, quando na verdade estamos apenas deixando-os ainda mais inseguros. E por mais que eu ame toda a prática de ensino que recebemos no treinamento, a vida real às vezes exige medidas diferentes. As aulas podem ser não estruturadas.

Então, em vez de ir direto ao ponto e começar corrigir o inglês dela, decidi gravar as aulas e delegar a tarefa de corrigir as coisas para ela como dever de casa. Ela assiste ao vídeo, tenta encontrar quaisquer erros, e então ver minhas anotações dos erros e tenta corrigi-las. Isso, a experiência me mostrou, é uma ótima maneira de aumentar a autoconfiança e mostrar que muitos dos erros que cometem são apenas uma questão de prática.

Hoje acrescentei uma tarefa solicitando que ela listasse “três coisas que fez MUITO bem” em sua atividade de autocorreção. Ela ainda lutou para ser mais gentil consigo mesma, mas conseguiu encontrar pontos positivos. E é isso que eu mais quero para ela.

127914556_10223740478170725_7526110431464097900_o.jpg

Acredito que uma lição não é uma oportunidade para mostrar o quanto sabemos. É uma oportunidade de os alunos tirarem o maior proveito possível de seu próprio potencial. Costumo ver professores discutindo se um falante nativo ou não nativo é melhor, se um professor qualificado é melhor do que um professor não qualificado, se um detentor de distinção é melhor do que um de mérito, se alguém com mais experiência é melhor do que um iniciante . Para mim, nenhum dos critérios acima mencionados torna o professor melhor ou pior. Para mim o que mais conta é o rapport que você consegue construir. E isso é algo que vai além do ensino e do domínio do idioma. Uma série de fatores desempenha um papel em tornar alguém a melhor opção para um aluno e muitos deles são habilidades sociais. É a interação humana no seu melhor.

E por isso que direi novamente: sempre tenho uma needs analysis session. Não sou a pessoa certa para todos; nem você. E que alegria liberar espaço na minha agenda para encontrar o aluno que combina comigo.