Qual o meu nível de inglês?

(For English, click here)

A pergunta que os alunos mais fazem:
"Teacher, qual é o meu nível de inglês?"

Uma coisa muito importante a se fazer antes de um aluno que já estudou começar um novo curso de inglês é uma language assessment. Esse procedimento é composto por uma avaliação feita pelo professor para determinar qual o nível de inglês que essa pessoa já está. No Brasil, existe uma enorme discrepância nas respostas para essa pergunta porque, infelizmente, não existem padrões que as escolas e os professores tenham que seguir; cursos de inglês são cursos livres e com isso não são regulamentados pelo MEC. Ou seja, cada um cria as regras que quiser. A maioria das pessoas com quem converso, incluindo alunos, parece aceitar o consenso de “colocar inglês intermediário" no currículo, uma vez que, pelo menos para a nossa realidade, isso tem um significado amplo e extremamente subjetivo. Isso pode funcionar no Brasil, mas certamente não no exterior. 

No resto do mundo temos algo chamado CEFR (quadro comum europeu de referência), que divide os níveis dos alunos entre níveis de A,B,C, com C2 sendo o mais alto.

Aqui está um pouquinho mais sobre como ele funciona: https://www.cambridgeenglish.org/exams-and-tests/cefr/

As seguintes redes de auto-avaliação são ótimas ferramentas para quem está estudando entender por que motivo foi colocado no nível determinado pelo professor, e também para o aluno julgar se está preparado, por exemplo, para preencher os requisitos linguísticos das universidades que desejam frequentar em países de língua inglesa (a maioria exige B2/C1). 

CEFR.jpg


Confira uma rede de autoavaliação bem legal: 

Tip for teachers: o site abaixo oferece uma ferramenta gratuita excelente para criarmos um documento profissional com uma explicação detalhada e de fácil entendimento do que os níveis de CEFR significam para nossos alunos e de que habilidades precisam ser desenvolvidas para avançar:

https://europass.cedefop.europa.eu/editors/en/lp/compose#lp/compose

#lbenglish #inglesonline #learnenglish #aprendaingles #english#professordeingles #englishteacher #quicktip