Três ideias para alunos individuais se preparando o IELTS estudarem juntos

For English, click here.

Atualmente, tenho aluna romenta em Londres e um brasileiro na Nova Zelândia.

O que os dois têm em comum? Bem, eles me têm como professora.

Muito global, certo? Bem, aqui está como as coisas ficam ainda mais internacionais.

Os dois precisam de uma boa pontuação no teste IELTS (band 7.0 ou superior) e têm aulas particulares, mas prestão versões diferentes do teste. Decidi apresentá-los para trabalharem juntos fora da sala de aula.

Aqui estão algumas coisas que eu decidi fazer para permitir que eles pratiquem mais (que você também pode fazer com seus alunos):

Criei um grupo no Whatsapp:

Screen Shot 2020-05-08 at 15.36.12.png

Estou planejando postar conteúdo neste grupo para que eles respondam, de forma que eu possa trabalhar com correções em aula. Nesta semana, por exemplo, enviei um cartão (semelhante à parte 2 do speaking) e pedi que ambos gravassem uma resposta de um a dois minutos. Eles poderão comparar as respostas um do outro. Também me comprometi a postar um áudio de como abordaria essa questão assim que os dois fizerem sua parte.

Ótima maneira de colocar leve pressão sobre eles para fazerem o homework e também para dar ideias a ambos.

Eles decidiram treinar o speaking pelo whatsapp, então proporei tarefas

A diferença de fuso horário é horrendous, mas mesmo assim eles decidiram encontrar tempo para praticar um pouco de conversação. Como os dois já moram em países de língua inglesa, não quero que eles simplesmente conversem; eles têm muitas oportunidades para isso em seu dia-a-dia.

O que eu decidi fazer foi enviar a cada um perguntas semelhantes ao IELTS para fazerem um ao outro durante essas chamadas. Vou enviar a cada um um conjunto diferente de perguntas em particular para que eles não saibam exatamente o que esperar. Acredito que isso possa ser realmente útil para criar confiança nos dois e prepará-los para que tipo de perguntas eles possam responder.

Peer review of writing tasks

Como eles estão fazendo versões diferentes do teste, eles têm em comum é a tarefa 2 de writing, o speaking e o listening. Decidi atribuir as mesmas tarefas a ambos e fazer com que um analisasse os pontos positivos e negativos do outro. Assim que terminarmos, mostrarei uma amostra de uma boa resposta.

O que eu mais gosto nisso é que muitas vezes é difícil ver o que você fez de errado em uma tarefa de escrita ou como você pode se sair melhor (já as idéias estão claramente conectadas em sua cabeça), mas olhando para o trabalho de outra pessoa, você pode ter muitas idéias e ver os erros cometidos. E, como atualmente estou numa fase que é all about the forms, criei um formulário de self/peer review para que eles aproveitem a oportunidade para aprender mais sobre as rubricas de escrita do IELTS:

I am feeling very optimistic about this idea. Who knows I might have produced not only two successful results but also an international friendship at the end of this process?

I just love my job!