Como garantir que seu aluno não vai colar numa prova aplicada online

(For English click here)

Uma das minhas maiores surpresas que tive quando comecei a ministrar cursos de inglês online foi a quantidade de alunos que confessaram ter colado ou não ter seguido as regras de tempo dos simulados que enviei para que eles fizessem em casa. Como avaliar um aluno se ele não seguiu as regras?

Pensando nessa dificuldade, decidi encontrar uma maneira de estar presente ao aplicar mock exams, ainda que eu esteja do outro lado do mundo. Para isso, passei a usar a solução Zoom Meetings + Google Classroom.

Confirma o passo-a-passo:

1. Crie uma sala de aulas do google para o teste e convide seu aluno

Para criar a sala de aulas você só precisa de um email do google. Neste espaço, você pode compartilhar todo o conteúdo do teste com o aluno de maneira organizada e no prazo que você quiser. Muito melhor que emails!

Para acessar o espaço seu aluno também precisará de uma conta do google, que você mesmo pode criar. Confira a minha: 

IELTS Google classroom mock test

2. Agende o teste

Escolha um horário em que você esteja online ou em que você possa dar uma vigiada básica. Você não precisará estar disponível 100% do tempo, mas precisará estar preparado para dar uma olhadinha de vez em quando. Eu agendo meus testes para horários em que tenho aulas ou escrevo no meu blog, ou estou no ônibus, por exemplo. O aluno recebe um convite do google para acessar esse espaço, onde o teste e os resultados são compartilhados.

3. Salve todo o material como rascunho

O aluno não pode ver o teste antes da hora certa. Entretanto, se você compartilhar com antecedência eles vão olhar. Google Classroom permite que o aluno só veja o que você publica. Assim, você pode deixar tudo pronto e postar o material aos poucos, no horário combinado.

O material fica assim:

Sharing materials google classroom

4. Um dia antes do teste, compartilhe as folhas de resposta com o aluno

Compartilhe as folhas de resposta com o aluno no dia anterior e avise que ele precisam ter uma impressora funcionando no dia seguinte se quiser ter uma versão escrita do teste. Senão, eles poderão fazer todo o teste no computador e anotar as respostas numa folha de papel.

Tip! Caso seu aluno faça questão de ter o teste escrito mas não tenha impressora, você cobrar uma taxa extra para imprimir a prova e enviar pelo correio, e exigir que o aluno só abra o envelope no horário combinado. 

Schermata 2018-08-10 alle 12.04.46.png

5.Convide seu aluno a um Zoom Meeting

Peça ao aluno que baixe o Zoom antes do teste. No horário combinado, inicie uma reunião com video:

Schermata 2018-08-10 alle 12.09.01.png

6. Peça ao aluno que coloque o telefone do outro lado da sala 

E sim, exija prova de que o telefone realmente não está mais na mesa. 

7.  Peça ao aluno que compartilhe a desktop toda com você

Quando você fizer isso avise que tudo o que eles fizerem poderá ser visto por você. Se eles levantarem, entrarem numa página da internet, conversarem com alguém. A partir de agora você não é apenas a Teacher, você é o Big Brother. Você está em absolutamente todo lugar com sua câmera, de olho:

8. Poste a parte do exame para impressão

Eu gosto de ter controle do tempo, porque acredito que parte da ideia por trás de um simulado é justamente treinar o aluno para o formato da prova e para lidar com a dificuldade de tempo. Com isso, compartilho o material aos poucos.

Com o IELTS eu compartilho listening + reading primeiro, e só então o writing, tal qual ocorre na prova

Schermata 2018-08-10 alle 11.54.11.png

8. Quando o aluno retorna eu peço controle da desktop

Controlando a desktop do aluno eu posso tocar o listening to computador dele e garantir que não haverá pausas e nem repetições e que a qualidade do audio será excelente. 

9. Desligue seu audio e video mas mantenha o deles

Ao fazer isso você pode assistir Netflix, dar aula, conversar com alguém, fazer almoço, ir ao banheiro... Lembre seu aluno de que a partir de agora você estará vigiando, mesmo não compartilhando o audio e o vídeo.

Meu tablet antigo tem um novo propósito na minha vida profissional agora, that is, vigiar alunos:

Using tablets for tests ielts Toefl

10. Assim que o aluno terminar, peça que ele fotografe a folha de respostas 

Não aceite que a folha seja enviada posteriormente, especialmente se houver atividades de escrita. Caso haja alguma dificuldade com a impressora, peça ao aluno que fotografe as respostas e envie imediatamente. De fato, eu tendo a preferir que o aluno encaminhe o PDF escaneado só mais tarde, mas a foto precisa ser enviada imediatamente. Isso evita que o aluno escreva mais coisas ou modifique o que fez.

Aqui está um screenshot do WhatsApp:

WhatsApp IELTS TOEFL tests

Quando você tiver os resultados você pode marcar uma sessão de feedback com o aluno.

Veja mais posts: