Como usar humor para ensinar gramática a iniciantes

For English, click here

Uma das maneiras de garantir que iniciantes entendam a explicação, acompanhem a aula e retenham o conteúdo ensinado é HUMOR. Sempre procuro criar exemplos engraçados e ver como eles reagem. O aluno não demonstrar uma reação muitas vezes nos dá um indicativo de que ele não está entendendo a aula, principalmente se ele estiver interessado e for participativo na aula como um todo. Além disso, humor deixa o clima mais leve, o que ajuda bastante com a fala, maior desafio dos iniciantes. E por fim, eu acredito que isso também ajude na memorização.

Numa aula recente, por exemplo, cobrimos simple present + 's + family members.

Seguem algumas ideias:

1. Coloquei uma foto do meu irmão, que algumas das alunas acharam bonitão. Eu disse: “Well, we look alike" - making circular movements around my face - "but I am more beautiful".

Isso é uma típica coisa de irmão dizer, então todo mundo riu. Eles podem não saber como escrever look alike ainda, mas todas as vezes que eu repeti isso em aula eles entenderam sem problemas (a imagem ajudou). Às vezes é bom expor alunos adultos à língua falada sem o componente escrito, de forma que eles consigam lidar com a linguagem sem a necessidade de saber como escrever tudo. Isso é uma life skill.

2. Eu queria que eles aprendessem o termo "mother-in-law", então coloquei uma bruxinha no quadro.

Todo mundo riu, claro, alguns resolveram defender suas respectivas mothers-in-law. Com base nisso, notei que a maioria da sala deduziu como falar todos os outros family members da mesma categoria sem ajuda. Isso foi parte de um ditado onde eu também mostrei palavras como fiancé, stepfather, other half, and half brother. Porque? Porque famílias modernas são assim, e muitas dessas palavras foram úteis quando eles tiveram que falar de si mesmos e das suas famílias. Pedi que a eles que enviassem fotos dos seus familiares e para que turma que dissesse quem a pessoa era. Funcionou super bem para treinar a ordem das palavras em frases com possessive S. Fizemos o feedback usando o breakout rooms do Zoom e em seguida com a turma toda.

3. Quando finalmente falamos sobre o que os membros da família faziam (uma combinação de tudo o que tínhamos visto), eu disse, "My future husband driveS a Ferrari in Switzerland" fazendo um S com a mão  😂😂😂

No feedback, pedi a eles que tentassem lembrar o que os outros tinham dito, o que basicamente teve o objetivo de fazer com que eles usassem as estruturas que vimos em aula novamente. (Muitas vezes, como professora, eu me vejo pensando em como criar situações em que o uso de uma estrutura seja natural, o que ajuda mais no aprendizado do que usar metalinguagem.)

Et voilà! Eles entenderam direitinho que precisamos adicionar s aos verbos e deram uma boa risada. Também notei que alunos mais lentos se sentiram mais confortáveis ​​para interagir depois dessa piadinha. E por alguma razão, quando eu perguntei a eles "então, quais são as três coisas que vocês aprenderam hoje?" A danada sogra na vassourinha e o "futuro marido da professora dirige uma Ferrari na Suíça" foram os dois primeiros a aparecer.

PS: Eu peguei as frases verbais do livro para iniciantes do Speakout, que eu super recomendo!

Screenshot 2020-12-08 at 11.32.14.png