Uma maneira divertida de ensinar vocabulário em cursos de inglês para viagens

(For English, click here)

Tentando achar uma maneira legal de ensinar vocabulário para alunos que estudam inglês para viajar? Segue uma dica de como encontrar termos úteis e apresentá-los em aula. Para isso, vou usar o exemplo de uma de minhas aulas:

1. Pesquise um pouco sobre o lugar onde seu aluno pretende ir

Você pode pesquisar lugares, o que fazer de bom, atrações turísticas, comidas, bebidas... Eu adoro o trip advisor, porque automaticamente aparecem vários lugares. Você pode pesquisar lugares, atrações turísticas, comidas, bebidas... e para isso você pode usar o trip advisor. 

O que eu fiz: Num dos meus cursos, por exemplo, tenho uma aluna que está com viagem programada para o sudoeste asiático, um lugar que não conheço. Preparei uma aula chamada "Fun things to do". O vocabulário foi todo baseado nos resultados do trip advisor:

- shrine
- full moon party
- tourist trap
- off the beaten track
- coast
- beach town
- snorkeling
- palace
- street food
- bonfire

2. Copie fotos que correspondam ao vocabulário-alvo na internet.

Você pode imprimi-las, colocar num powerpoint ou simplesmente deixá-las salvas no computador. O mais importante é lembrar que seu aluno não deverá ver nem as palavras nem as fotos antes do ditado. O objetivo de uma atividade assim é preparar o aluno para quando alguém falar essas palavras, o que não necessariamente acontecerá num contexto onde o termo esteja escrito ou onde haja uma foto ou exemplo físico daquilo. 

O que eu fiz: Para minha aula eu juntei várias fotos que deixavam do que o termo se tratava óbvio. Compilei todas no google document e numa apresentação.

3. Comece a aula avisando que você fará um ditado

Adoro o clima de aulas com ditado; me lembra minha época de escola, a tensão de todo mundo. Eu gosto de avisar rindo, para deixar o aluno mais tranquilo. O procedimento é simples: dite os termos/frases e peça ao aluno que escreva o que ouviu. Se for uma frase convém indicar quantas palavras você está falando. 

O que eu fiz: Na minha aula eu pedi à aluna que numerasse uma folha de papel. Quando eu falei mais de uma palavra eu avisei antes e mostrei com os dedos quantas palavras eu estava dizendo. Rimos muito, porque ela achou as palavras extremamente bizarras!

4.  No momento do feedback, corrija a pronúncia e explique os termos. 

Peça ao seu aluno que repita cada termo escrito na folha. Mostre a figura correspondente à palavra pronunciada (se suas fotos forem boas você nem precisará de muita explicação). Escreva a palavra próximo à figura e trabalhe a pronúncia. 

Neste ponto seu aluno deverá estar super confiante com as palavras que entendeu, e completamente perdido com as que não entendeu. Provavelmente a forma como eles escreveram é totalmente errada, mas não tem problema. Essa é uma boa maneira de o aluno criar a noção de como os sons do inglês podem ser diferentes e de como a gente não necessariamente ouve o que o outro disse e sim o que quer. 

O que eu fiz: pedi à aula que repetisse cada palavra/chunk para mim e quando ela o fez eu mostrei a foto correspondente e trabalhei a pronúncia. Uma coisa engraçada é que, por exemplo, quando eu disse palace ela me ouviu dizer tellis, o que fez com que ambas ficássemos um minuto tentando entender uma à outra.  

Seguindo à pronúncia, fizemos uma revisão de perguntas em inglês. Basicamente, para cada foto eu pedi a ela que pensasse em três perguntas que ela faria nesses lugares ou sobre essas coisas, o que me abriu margem para entender quais as dificuldades que ela tem nesse quesito. Ela é uma false beginner, as com real beginner você pode usar uma worksheet separada onde os alunos completem as perguntas quando você repetir, por exemplo.

5. Homework:

Encoraje o aluno a pesquisar os termos que você compartilhou na internet. 

O que eu fiz: de homework eu pedi a ela para escolher um passeio no trip advisor e preparar perguntas que ela faria se fosse nesse lugar. Além disso, eu também coloquei todas as fotos que usamos na aula num documento do google para ela nomear (confira aqui).

E claro, para compartilhar todo esse conteúdo eu particularmente gosto da ferramenta google classrooms:

Best,

Lachesis