Cinco erros cometidos por alunos ao vídeos para estudar inglês

For English, click here.

Uma das coisas mais importantes para quem está aprendendo inglês é estudar sozinho. Videos estão entre as melhores ferramentas para isso. Se você não sabe por onde começar ou está achando difícil, seguem cinco estratégias simples para você estudar fora da sala de aulas:

Não comece com filmes inteiros e nem séries

Um dos erros mais comuns de quem está começando a usar vídeos para estudar é já querer começar com filmes inteiros. Isso pode ser extremamente frustrante e cansativo já que, caso você não conheça muitas das palavras, você pode se perder no contexto ao ter que pausar várias vezes. De fato, se pensarmos que a história de um filme é feita com o fim de ser contada em 1,5h a 2h, o processo de assistir tudo pausando pode ser muito longo. Uma série também é muito longa. A melhor maneira de começar é por algo simples, curto e legendado em inglês, preferencialmente envolvendo diálogos com não mais do que 5 minutos.

Eu, particularmente, gosto bastante dos videos do Jay Shetty:

Os atores são péssimos, mas:

I. os temas dos quais ele trata nos vídeos são comuns à maioria das pessoas;

II. na maioria dos casos existe um conversa natural entre dois personagens;

III são todos curtos e legendados em inglês.

Uma estratégia legal é cobrir as legendas e ver o quanto você consegue entender, e depois tocar de novo. Como os vídeos são curtos e os temas são corriqueiros, é fácil mesmo para quem está começando, e a linguagem utilizada é a mesma dos filmes e séries, porém de maneira mais sucinta.

Caso você queira insistir nos longa-metragens

Uma ideia legal é assistir trechos específicos, que para quem está iniciando não devem durar mais que 5 minutos. Sempre que for treinar o inglês o ideal é retirar o português de cena. Caso seja muito difícil entender sem legenda, você pode assistir o trecho dublado e em seguida repetir em inglês com legendas em inglês. Assim, você saberá 100% do contexto, o que ajuda bastante no aprendizado.

Seguem alguns dos meus canais favoritos:

Jay Shetty

Goalcast

I Am Happy.

MinuteVideo

Smile with Markian

Laugh Therapy

Use o youtube como ferramenta de apoio

Muita gente hoje em dia planeja aprender inglês utilizando somente o youtube e isso é possível sim. Entretanto, precisamos ter em mente que existe uma sequência pedagógica que muitas vezes não conseguimos organizar ou manter sozinhos. De fato, muitas vezes o conteúdo que encontramos online é desconexo e para quem não tem experiência com ensino é difícil saber o que estudar primeiro.

Além de pesquisar pelos vídeos com mais curtidas e pelo seu YouTuber preferido, uma maneira legal de usar a plataforma é como ferramenta de apoio. Você pode pesquisar pelos temas que já tiver estudado em sala de aula, ou se estiver aprendendo sozinho você pode comprar um livro didático e pesquisar por videoaulas relacionadas aos temas que você estudar.

Essa informação se encontra logo no início do livro, e se chama syllabus/map of the book/table of contents:

Escolha os temas com cuidado e pesquise pela sinopse

Outro erro que muitas vezes quem está aprendendo comete é escolher temas complexos. Se você não tem conhecimento de direito, medicina e astrofísica em português, fica muito mais difícil imaginar o que pode acontecer num filme sobre o tema. Além disso, alguns personagens utilizam termos demasiadamente técnicos e/ou gírias de propósito; é parte da técnica atuação.

Temas bons para começar são aqueles referentes ao dia-a-dia, como relacionamentos interpessoais e também documentários. Desenhos animados infantis têm algumas desvantagens para adultos, com a maior sendo o fato de que o contexto do qual eles tratam é algo difícil para alguém que não seja criança se relacionar, o que pode ser entediante.

Leia a sinopse/descrição

Eu raramente leio a descrição dos episódios das séries que assisto português. Você também é sim? Bom, o fato é que na nossa língua materna o caminho que fazemos para acompanhar o que alguém está falando é bem curto porque não precisamos de muito esforço para decodificar a linguagem em si.

Se você está aprendendo outra língua, além de entender o contexto, você precisará também entender as palavras. Algo que ajuda bastante é pesquisar termos-chave existentes na descrição dos episódios, de forma que você tenha uma ideia geral do tema que vai ser tratado.

Autogravação

Uma outra ideia bem legal com videos é tentar gravar a si mesmo. Seguem algumas ideias:

I. leia um diálogo do seu livro didático, e tente repetir essa conversa gravando um video no celular. Em seguida, assista a si mesmo e compare o que você já aprendeu.

II. Ouça um trecho de um diálogo no fone de ouvido e tente repetir enquanto você grava a si mesmo falando. Em seguida, compare. Isso ajuda bastante na pronúncia e raciocínio.

III. peça ao seu Teacher com muito carinho para ajudar você tomando nota de todos os seus erros num breve diálogo gravado sem interrupção. O mais importante é o professor escrever as frases ERRADAS que você falar. Em seguida, o professor pode corrigir seus erros. Assista novamente o vídeo de você falando errado e compare com a maneira correta. Aqui está um exemplo:

Screenshot 2019-06-16 at 21.58.23.png

Digitei as anotações enquanto minha aluna falava no vídeo e fizemos a correção dos erros em seguida. Como homework, pedi que ela assistisse o vídeo com a lista em mãos.

Bons estudos!

Leia mais!